ECONOMIA

Brasil recupera prestígio internacional e pode atrair novos investidores



Os números positivos da economia brasileira divulgados na última semana tiveram grande repercussão positiva na imprensa internacional, que apontou um cenário de retomada no crescimento que pode atrair investidores estrangeiros de volta ao País.

Na última sexta-feira (30), a revista norte-americana Forbes chamou de “agradável surpresa” o avanço de 1,5% da economia brasileira no segundo trimestre deste ano, o que superou as expectativas de 0,9% dos analistas.

A publicação cita que o aumento de 6,9% nas exportações bem maior que o das importações (0,9%) e a recuperação do consumo contribuíram para o resultado positivo. Com isso, indicou que os economistas já estão revendo as previsões no aumento do PIB (Produto Interno Bruto) deste ano de 2,2% para R$ 2,7%.

Para o site Yahoo! Finance, a recuperação da economia do Brasil “excedeu as mais otimistas expectativas do mercado” e foi influenciada pelo crescimento no segundo trimestre do setor agrícola (3,9%), industrial (2%) e de serviços (0,8%).

A rede britânica BBC, por sua vez, comentou que a decisão do governo em aumentar a taxa básica de juros para 9%, realizada na última quarta-feira (28), pode ajudar o Brasil no controle da inflação e também reforçar a confiança dos investidores, segundo um relatório do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgado nesta semana.

Fonte: R7
Foto: R7

Postagens mais visitadas