ECONOMIA

Telefónica aumentará participação na Telecom Italia, dona da TIM



O grupo espanhol Telefónica está aumentando sua participação na Telecom Italia, que no Brasil controla a TIM Participações, sob um acordo complexo que fortalecerá a influência da companhia sobre uma importante rival na América do Sul, enquanto permitirá a sócios italianos saírem de um investimento não lucrativo.

O acordo avalia as ações da Telecom Italia detidas por Mediobanca, Generali e Intesa Sanpaolo em 1,09 euro, quase o dobro do atual preço de mercado, e encerra meses de especulações sobre o futuro da companhia italiana.

Sob os termos da operação, a Telefónica aumentará sua participação na Telco, a holding que controla a Telecom Italia, de 46% para 66%, inicialmente, via um aumento de capital de 324 milhões de euros direcionado a pagar dívida da empresa, disseram os sócios da Telco em comunicado.

Em uma segunda fase, a Telefónica planeja elevar sua participação na Telco para 70%, equivalente a quase 16% da Telecom Italia, por meio de um segundo aumento de capital. Mais adiante, a empresa poderá comprar o restante da participação de todos os sócios da Telco.

A estrutura do acordo dá mais tempo para a Telecom Italia estudar uma possível venda da TIM Participações no Brasil e prosseguir com o plano de separação de sua rede fixa, ativo visto como estratégico por políticos italianos.

Analistas disseram que o acordo fortalecerá a influência da Telefónica, que no Brasil detém o controle da Vivo, sobre a Telecom Italia sem ter de forçar o grupo espanhol a fazer uma oferta completa de aquisição da empresa.

Os sócios na Telco também terão mais nove meses para saírem do acordo de acionistas da holding.

Fonte: G1
Foto: Reprodução

Postagens mais visitadas