ECONOMIA

Alagoas tem maior ganho real de salário do país, segundo Caged



O maior índice nacional de elevação de salários em novas admissões está em Alagoas. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registrou um aumento médio na ordem de 9,96% nas novas contratações realizadas no estado.

Segundo o levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de janeiro a setembro deste ano, a média nacional de aumento salarial foi de 2,20%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o salário médio do trabalhador passou de R$ 1.076,55 para R$ 1.100,22 no país. No entanto, em termos geográficos, Alagoas despontou diante dos 23 estados avaliados devido à sua conjuntura econômica.

Para o economista Fábio Guedes, os fatores que podem ter levado o estado à essa colocação são a média salarial, que possuía um patamar muito baixo, e o aumento da oferta de trabalho em setores do comércio e serviços especializados, como empreendimentos hoteleiros.

índices pelo Brasil

Em termos geográficos, os dados apontam elevação do salário de admissão em 23 estados, com destaque para Alagoas (+9,96%), Pará (+4,21%) e Distrito Federal (+3,84%). Rondônia (-1,75%) e Paraíba (-1,47%) tiveram as maiores perdas.

Por gênero, o aumento real do salário médio pelos homens foi de 2,46%, frente ao aumento de 1,94% para as mulheres. Em consequência, a relação entre o salário real médio de admissão feminino versus o masculino reduziu de 86,25% em 2012 para 85,82% em 2013, indicando um aumento na diferença dos salários.

Fonte: G1
Foto: Reprodução

Postagens mais visitadas