ECONOMIA

Banco da Espanha anuncia que país saiu da recessão após 2 anos



A Espanha saiu de dois anos de recessão no terceiro trimestre com um crescimento de 0,1%, anunciou o Banco da Espanha nesta quarta-feira (23), que posteriormente tem os cálculos confirmados pelos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do país recuara 0,1%.

O aumento do Produto Interno Bruto (PIB), "após nove trimestres consecutivos de queda", é acompanhado por uma melhora na frente de trabalho, já que o Banco da Espanha antecipa que o desemprego registrará o "índice menos desfavorável desde o início da crise". O índice de desemprego espanhol no segundo trimestre foi de 26,3%.

Em setembro, o primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy, estimou que o país sairia da recessão no terceiro trimestre, com um crescimento do PIB de 0,1% a 0,2%.

"A Espanha saiu da recessão, mas não da crise", declarou à época, antes de acrescentar que "a tarefa agora é alcançar uma reativação vigorosa que nos permita criar emprego", em um país com uma taxa de desemprego recorde (26,3%).

A quarta economia da zona do euro foi fragilizada desde a explosão da bolha imobiliária em 2008. Depois disso, o país colocou em andamento um rígido programa de austeridade e de reformas, que parece começar a dar seus frutos e a inspirar novamente a confiança nos mercados.

Fonte: G1
Foto: Reuters

Postagens mais visitadas