ECONOMIA

Copom deve subir juro para 10% ao ano na 6ª alta seguida, prevê mercado



A taxa básica de juros da economia brasileira deve voltar aos dois dígitos nesta quarta-feira (27). A estimativa da maior parte dos analistas do mercado financeiro é que a Selic, hoje em 9,5% ao ano, subirá 0,5 ponto percentual, para 10%. A nova taxa será anunciada após as 18h pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, responsável por fixar os juros básicos da economia.

Se confirmada, será a sexta elevação consecutiva da Selic, que não alcançava os dois dígitos desde o início de março de 2012.

A discussão sobre a capacidade de o Brasil ter uma taxa de juros abaixo de 10% ao ano permeou o debate econômico no passado.

A taxa, porém, foi atingida somente quando o BC afrouxou a política de juros para combater os efeitos da crise financeira em 2009, entre junho daquele ano e janeiro de 2010.

Posteriormente, novamente por conta dos efeitos da segunda "onda" da crise financeira, os juros abaixo de 10% ao ano voltaram a ser registrados desde 7 março de 2012. O Brasil é um dos poucos países que está subindo os juros neste ano.

Fonte: G1
Infográfico: G1

Postagens mais visitadas