ECONOMIA

Leilão dos aeroportos de Galeão e Confins acontecerá hoje



A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aceitou todos os documentos apresentados pelas proponentes interessadas em participar do leilão dos aeroportos internacionais Antônio Carlos Jobim (Galeão) (foto), no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves (Confins), em Minas Gerais, informou a agência em comunicado nesta quinta-feira (21). A sessão pública do leilão ocorrerá nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, em São Paulo. Consórcios formados por empresas brasileiras e estrangeiras concorrerão para assumir o controle dos dois terminais.

Trata-se do segundo lote de aeroportos que o governo concede à iniciativa privada. Grandes grupos brasileiros e estrangeiros devem participar do leitão desta sexta. Os nomes dos concorrentes não foram divulgados oficialmente pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para evitar a formação de carteis.

Um dos consórcios é formado pela Odebrecht e pela Changi, de Cingapura, cujo aeroporto é considerado o melhor do mundo. Outro tem a Ecorodovias e a alemã Fraport. A Carioca Engenharia se juntou à francesa ADP e à holandesa Schipol. O Grupo Queiroz Galvão formou parceria com a espanhola Ferrovial. E a CCR se vinculou à suíça Flughafen Zurich e à alemã Flughafen Munchen.

O lance mínimo exigido para o Galeão é de R$ 4,828 bilhões. Para Confins, o lance mínimo é de R$ 1,096 bi. Em 2012, o leilão para as concessões de Guarulhos, Campinas e Brasília teve um ágio médio de 347,9% sobre o preço mínimo.

Fonte: UOL Economia
Foto: Infraero

Postagens mais visitadas