ECONOMIA

Agência de classificação de risco rebaixa nota da União Europeia



A agência de classificação Standard & Poor's (S&P) rebaixou nesta sexta-feira (20) a nota da União Europeia (UE) de 'AAA' - a melhor possível - para 'AA+' e alegou que a credibilidade dos 28 membros do grupo caiu, bem como a coesão entre os membros do bloco.

A nova nota da UE tem a menção de perspectiva "estável", o que significa que a médio prazo a S&P não pretende modificá-la novamente.

Em janeiro de 2012, a Standard & Poor’s já havia reduzido as notas de risco de nove países europeus. Entre eles estão França e Áustria, que tiveram suas notas rebaixadas de "AAA" para "AA+".

Esses países detinham, até então, as notas mais altas na escala da agência, o que significa que suas dívidas representavam praticamente nenhum risco aos tomadores. Ambos também receberam perspectiva negativa, o que indica que podem ter suas notas novamente rebaixadas.

Com a redução, apenas quatro países entre os 17 da zona do euro tinham, naquele momento, a classificação “AAA”: Alemanha, Holanda, Finlândia e Luxemburgo.

Fonte: G1
Foto: Reprodução

Postagens mais visitadas