ECONOMIA

O que é superávit primário



Superávit primário é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. Nas contas do governo, o chamado déficit primário ocorre quando esse resultado é negativo. Trata-se um dado importante, pois dá uma medida sobre o risco de o governo dar calote na dívida ou não.

No Brasil, alcançar superávits primários elevados virou sinônimo de responsabilidade dos governantes desde as crises do final dos anos 1990. O retrospecto de bons resultados nessa área anima os investidores internacionais a trazer dinheiro para cá. Mas um dilema assalta a área econômica desde então: quanto mais o governo investe, menor é o superávit primário. Isso porque os investimentos são contados como despesa.

Para amenizar o conflito, a atual legislação permite que alguns investimentos, como os do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), não sejam contados como despesa. Assim, o superávit primário ganhou duas novas classificações: o resultado "cheio", sem desconto, ou o "abatido".

Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução

Postagens mais visitadas