Economia: Mercado vê mais inflação e crescimento menor do PIB em 2014

Mercado vê mais inflação e crescimento menor do PIB em 2014



O mercado financeiro prevê mais inflação e expansão menor da economia brasileira neste ano, revelou o Banco Central nesta segunda-feira (14), por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras na última semana.

Os economistas dos bancos elevaram de 6,46% para 6,48% sua previsão para 2014 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país e calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o valor permanece próximo do teto de 6,5% do sistema de metas de inflação para o ano. A previsão chegou a ultrapassar o teto em abril, mas depois recuou. Para 2015, a expectativa do mercado para o IPCA permaneceu estável em 6,10% na semana passada.

Pelo sistema que vigora atualmente no Brasil, a meta central tanto para 2014 quanto para 2015 é de 4,5%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Fonte: G1
Foto: A/D
Página anterior Próxima página