Economia: 4 em 10 inadimplentes não pretendem pagar dívidas nos próximos 3 meses

4 em 10 inadimplentes não pretendem pagar dívidas nos próximos 3 meses



De acordo com a pesquisa, 28% não pretendem pagar por não ter condições de arcar com o valor. Outros 9% disseram não ter interesse em regularizar o crédito. O SPC também aponta que 45% dos entrevistados consideram o valor da cobrança abusivo, e nem tentarão negociar com o credor.

Uma parcela significativa – 36% dos entrevistados – afirma que a maior dificuldade para iniciar uma negociação e quitar a dívida é abrir mão do padrão atual de consumo e reduzir os gastos.

A pesquisa foi feita com 1.245 consumidores em todas as capitais do país.

Endividamento

Pesquisa também divulgada nesta terça pela Fecomercio aponta que o número de famílias endividadas na cidade de São Paulo cresceu 1% em julho na comparação com o mês anterior, para 1,79 milhões. Com isso, a proporção de famílias com dívidas chegou a 50,1% do total.

Segundo o levantamento, quatro em cada dez famílias endividadas têm sua renda comprometida com dívidas para mais de um ano. O restante se divide em partes relativamente iguais entre comprometimento da renda por períodos de um semestre a um ano, de três a seis meses e de até três meses.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página