Economia: Índice que reajusta aluguel tem queda no início de agosto, diz FGV

Índice que reajusta aluguel tem queda no início de agosto, diz FGV



O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel de imóveis, caiu 0,31% na primeira prévia de agosto, após queda de 0,50% no mesmo período de julho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (11).

No ano, indicador acumula alta de 1,51% e, em 12 meses, de 4,84%.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado, recuou 0,56%, depois de cair 0,87% um mês atrás.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que registra os preços no varejo e também é usado para calcular o IGP-M, variou 0,03%, contra 0,16% no mesmo período de julho. Das oito classes de despesa incluídas no cálculo do IPC, cinco mostraram variações menores, com destaque para o grupo alimentação (de 0,01% para -0,23%).

Com peso menor que o dos outros, mas também incluído nas contas do IGPM, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou na primeira semana de agosto taxa de variação de 0,44%, acima do resultado do mês anterior, de 0,33%. O índice relativo a materiais, equipamentos e serviços registrou variação de 0,04%. No mês anterior, a taxa foi de 0,27%. O índice que representa o custo da mão de obra variou 0,79%, contra 0,37% na primeira prévia de julho.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página