Economia: Banco Central baixa para 0,7% previsão de alta do PIB neste ano

Banco Central baixa para 0,7% previsão de alta do PIB neste ano



O Banco Central baixou nesta segunda-feira (29), por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano, sua previsão para o crescimento da economia brasileira em 2014 de 1,6% para 0,7%.

Se confirmado, será o pior desempenho desde 2009, quando houve retração de 0,33%. Essa foi a segunda revisão para baixo da expectativa de expansão da economia em 2014. No início do ano, a autoridade monetária previa uma alta de 2% para o PIB.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para medir a evolução da economia. Em 2013, a economia cresceu 2,5%.

"A trajetória do PIB na primeira metade de 2014 sugere menor crescimento da economia este ano em relação ao observado em 2013. Para o segundo semestre, as perspectivas indicam atividade em expansão", informou o BC.

A previsão do BC está acima da estimativa feita pelo governo federal na semana passada, de uma alta de 0,9% para o PIB deste ano, mas está bem acima da expectativa do mercado financeiro - que prevê um crescimento de apenas 0,29% para este ano.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página