ECONOMIA

Banco Central baixa para 0,2% previsão de alta do PIB neste ano



A economia brasileira deverá registrar expansão de somente 0,2% neste ano, segundo estimativa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Banco Central, por meio do relatório de inflação do quarto trimestre.

Essa é a terceira vez que a autoridade monetária revisa para baixo sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2014. Em março deste ano, o BC estimava uma alta de 2% para o PIB, valor que recuou para 1,6% de expansão em junho e para 0,7% em setembro.

Se confirmada a expectativa do Banco Central, o crescimento da economia brasileira, em 2014, será o pior desde 2009 - quando o país sentia os efeitos da crise financeira internacional e o PIB registrou retração de 0,33%.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para medir a evolução da economia. Em 2013, a economia cresceu 2,5%.

A previsão da autoridade monetária para o crescimento deste ano está acima da expectativa do mercado financeiro, realizada na semana passada, de uma alta de apenas 0,13%, mas está abaixo da estimativa oficial do governo, feita em novembro, de 0,5% de expansão.

Aceleração em 2015
De acordo com a autoridade monetária, o PIB tende a acelerar em 2015. A previsão do BC é de uma expansão de 0,6% em 12 meses até setembro do próximo ano. A instituição ainda não divulgou uma estimativa para o PIB de todo ano de 2015.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

Postagens mais visitadas