ECONOMIA

Cresce aposta de alta maior do juro nesta quarta, para 11,75% ao ano



Após ser surpreendido com o aumento de juros promovido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central no fim de outubro, o mercado financeiro já está acreditando em uma aceleração do ritmo de alta da taxa Selic. A decisão do BC sobre o juro básico da economia será anunciada nesta quarta-feira após as 18h.

Na semana passada, a maior parte dos analistas consultados pelo BC por meio da pesquisa Focus previa uma elevação de 0,25 ponto percentual nos juros nesta semana, de 11,25% para 11,5% ao ano. Com isso, o ritmo de aumento, o mesmo do Copom de outubro, seria mantido. A amostra da autoridade monetária tem mais de 100 instituições financeiras.

Grande parte dos economistas, porém, já está apostando em um aumento maior da taxa Selic, de 11,25% para 11,75% ao ano, ou seja, uma alta de 0,5 ponto percentual – intensificando assim o processo de elevação dos juros. Os analistas com maior índice de acerto, inclusive, já estão prevendo uma alta maior do juro.

A curva de juros do mercado futuro, por sua vez, também já "embute" um crescimento maior da taxa básica da economia brasileira, para 11,75% ao ano nesta quarta-feira. A curva de juros é resultado da aposta no mercado futuro, com recursos, das tesourarias das instituições financeiras.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

Postagens mais visitadas