Economia: Britânico cria 'vaquinha' para ajudar Grécia a pagar o FMI

Britânico cria 'vaquinha' para ajudar Grécia a pagar o FMI



O jovem britânico Thom Feeney, de 29 anos, arrecadou até agora mais de 65 mil euros em um projeto de financiamento coletivo (crowdfunding), lançado na véspera, para ajudar a Grécia a pagar o que deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O prazo para saldar uma parcela de sua dívida termina nesta terça-feira (30).

Vendedor de uma loja de sapatos, Feeney atraiu doações de pelo menos 4.400 pessoas para o projeto que foi batizado de IndieGoGo. Mas a 'vaquinha' ainda está bem distante de alcançar o valor de 1,5 bilhão de euros esperado para fazer o pagamento.

"Na União Europeia (UE) vivem cerca de 500 milhões de pessoas. Se todos nós ajudarmos com poucos euros, podemos fazer com que a Gréfcia saia dessa", disse o jovem ao apresentar sua campanha.

Feeney oferece uma série de recompensas para quem colaborar: quem se comprometer a pagar 3 euros receberá um cartão com a imagem do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, enquanto quem investir 6 euros receberá uma salada grega com queijo feta, promete o jovem.

Por 25 euros, quantidade que já foi oferecida por ao menos 545 pessoas, o jovem inglês enviará de volta uma garrada de vinho grego, enquanto que por 5 mil euros organizará uma semana de férias em Atenas para duas pessoas. Pelo menos um doador gostou da proposta.

"É uma brincadeira? Não. Posso entender porque alguns podem pensar que se trata de uma piada, mas o 'crowdfunding' pode realmente ajudar", afirma o vendedor de sapatos. "Estava farto de ver como a crise grega se move em círculos e não avança. Enquanto os políticos vacilam, isso pode ter um efeito real sobre as pessoas", diz.

Fonte: G1
Foto: AFP/Niklas Hallen
Página anterior Próxima página