Economia: Moody's põe SP, MG, MA e PR em revisão para possível rebaixamento

Moody's põe SP, MG, MA e PR em revisão para possível rebaixamento



A agência de classificação de risco Moody's colocou a nota de crédito dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Paraná, além da cidade de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, em revisão para um possível rebaixamento.

"A deterioração contínua da economia do Brasil tem e continuará tendo impacto direto sobre o ambiente operacional de estados e municípios brasileiros. Além disso, a situação fiscal de estados e municípios brasileiros está enfraquecida em 2015, que continuarão a ser pressionados pela diminuição das receitas fiscais e pela rigidez dos gastos no futuro próximo", afirma a agência, em nota.

Na véspera, a mesma agência também colocou a nota de crédito soberano do Brasil em revisão para um possível rebaixamento. A atual nota do país é Baa3, o último nível dentro do grau de investimento. Segundo a agência, as complicações no cenário político pioram a tendência de crescimento da dívida do país.

Se ela for mesmo cortada, o país perde o selo de bom pagador por esta agência. Com este anúncio, o Brasil fica mais próximo de perder o grau de investimento por uma segunda agência internacional de classificação de risco.

Em setembro, o Brasil perdeu o grau de investimento na classificação de crédito da Standard and Poor's (S&P). A nota do país foi rebaixada de "BBB-" para "BB+", com perspectiva negativa.

Também nesta quarta, a Moody´s anunciou o terceiro corte no ano da nota da Petrobras. O rating da petroleira foi rebaixado de "Ba2" para "Ba3" - 3 degraus abaixo do grau de investimento. A companhia já tinha perdido o selo de bom pagador pela agência em fevereiro.

Fonte: G1
Foto: Divulgação
Página anterior Próxima página